Uma estrutura de mais de 8o qualificados profissionais, com sedes em Fortaleza, Recife, Salvador, São Luiz, e agora em Brasília, o escritório Aldairton Carvalho, que conta com mais de 15 anos de atuação inova em seu atendimento e cria uma célula dedicada ao Direito Ambiental.

Tendo à frente nesta nova especialidade o ad­vogado Daniel Pagliuca, mestre em direito ambiental e urbanístico, o núcleo temático vem oferecer um serviço que já era demanda dos clientes do escritório: a orientação e a defesa no que diz respeito a esfera ambiental, tanto para empreendedores quanto para a gestão pública, especialmente dos municípios. A proposta do escritório é a formação de um conselho, composto pelos advogados Liana Furtado, David Sucupira, Daniel Pagliuca, o administrador Herbert Lobo e o próprio Aldairton Carvalho, que oriente as sedes no recebimento de demandas da esfera ambiental. Assim, toda a equipe, de qualquer das cidades, está apta a receber clientes que precisem de auxílio com a temática em questão.

A legislação ambiental vem passando por mudanças ao longo dos anos. Com o objetivo cole­tivo de preservação do meio ambiente, mas sem deixar de lado a possibilidade de desenvolvimen­to industrial, comercial e de outros empreendimentos, o direito ambiental é área de extrema re­levância. Entender os limites permitidos e saber como proceder quando por algum motivo esses limites são ultrapassados é papel de advogados que auxiliam empresas e mesmo poder público na convivência com o meio ambiente.

Hoje o escritório Aldairton Carvalho já opera nas mais diversas áreas do direito, com um enfoque empresarial especialmente nas áreas trabalhis­tas e cível. A segmentação destas áreas chega em temas mais específicos como advocacia bancária, direito criminal de empresas e direi­to tributário, todas com atuação forte. Agora, o direito ambiental se apresenta mais um pilar de atuação do escritório.

“A gente vai trabalhar questões jurídicas envol­vendo direito ambiental. A célula surge a partir da construção de uma nova realidade das de­mandas ambientais que estão crescendo cada vez mais. São questões que vão de simples con­sultas jurídicas ambientais, autos de infração, elementos mais complexos voltados ao poder púbLico, como planos diretores, sistemas de gestão ambiental municipal, dentre outros”, ex­plica Aldairton.

O escritório pretende atender tanto na área pri­vada, de forma consultiva em ações como au­ditoria, validações, passivos ambientais, aten­dimento contencioso, litigioso, dentre outros e também na área pública auxiliando na imple­mentação dos sistemas de Licenciamento am­biental, sistemas de gestões de resíduos sóli­dos, consórcios públicos. Há uma aposta de que nos próximos anos aconteça uma descentrali­zação da municipalização da gestão ambiental. Isso significa que os municípios terão que estar preparados para gerir alguns itens que hoje es­tão na esfera estadual ou federal.

O escritório Aldairton Carvalho mais uma vez mostra a sua capacidade de enxergar longe, trazendo a expertise do Direito Ambiental para o atendimento a seus clientes.

 

REVISTA GENTE DE AÇÃO – ANO XVIII N° 166